quarta-feira, 7 de novembro de 2012

GUIMARÃES - Professora do Mês - novembro 2012

HELENA AZEVEDO



Formação:
Licenciada em Ensino Básico -1º Ciclo, pela EscolaSuperior de Educação de Fafe, em 2005
Mestrado em II Ciclo daEducação - Educação Especial, pela Universidade Católica, 2011

Idade: 28 anos

Disciplinas: Estudo Orientado para a Autonomia

Professora Davinciana desde: outubro 2012

Percurso Profissional: Professora de Plástica no âmbito do Programa de Generalização no 1ºCiclo do Ensino Básico; Professora Titular de Turma na IPSS-Criança e Vida;Professora de Apoio Sócio Educativo no Agrupamento de Escolas de Abação;Professora Titular de Turma no Agrupamento de Escolas Lousada Centro;Professora de Apoio Sócio Educativo no Agrupamento de Escolas do Atlântico;Professora Titular de Turma no Colégio Vizela.




O que é ser professor?

Ser professor é saber espalhar sabedoria e conhecimento. Éalgo que desde sempre gostaria de ser e algo que sempre gostei de fazer. Nãobasta ensinar para ser professor, é saber educar, é saber ser amigo, é conhecera criança através de um simples gesto ou olhar, é uma transmissão deconhecimentos… é ser consciente do trabalho que se faz. O que mais gosto nestaprofissão é sem dúvida o contato com as crianças, principalmente quando possoouvir… “ahhh… já percebi”, ou “assim é muito mais fácil”. Tudo isto porquequando se gosta do que se faz, tudo é um prazer.

O que acha que deve ter um professor para ser especial?

Saber ser compreensivo, tolerante e acima de tudo bomconselheiro e amigo.

Como é trabalhar no Ginásio da Educação DAVINCI? O que otorna diferente de outros centros de estudo?

Trabalhar no Ginásio da Educação DAVINCI, tem sido para mimuma experiência muito enriquecedora. A amizade, a espontaneidade e acompreensão de todo o grupo, tornam-no como uma família. Aqui todos nospreocupamos com todos e acima de tudo cuidamos com carinho de todos. Aqui todostrabalhamos para o crescimento da criança a nível académico, humano e afetivo.

Que conselhos daria a um aluno com dificuldades na suadisciplina?

Para mim o mais importante é sem dúvida transmitir ao alunoque ele consegue ser criativo, utilizado o raciocínio e com a vontade todas assuas aprendizagens serão feitas com sucesso.

Se pudesse mudar alguma coisa no sistema de ensino o queseria?

Uma maior aposta e mais precoce do ensino profissional,orientando-os mais cedo para as diferentes possibilidades de vida profissional.

Como acha que se poderá incentivar um aluno a estudar ou ater melhores resultados?

Mostrando-lhe como é bom conseguir resolver com sucesso osexercícios, tornar o aluno cúmplice das suas aprendizagens, tornando-o ativo demaneira que não se deixe acomodar com o “não sei”. Mostrando que o conhecimentoé a chave do sucesso de uma profissão, seja ela qual for.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela sua participação.