segunda-feira, 26 de outubro de 2015

GUIMARÃES :: Antoine Laurent de Lavoisier [1743-1794]

"Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."
Lavoisier


Lavoisier nasceu em Paris em 1743 e foi considerado o criador da química moderna. Foi o primeiro cientista a enunciar o princípio da conservação da matéria. Também identificou e baptizou o oxigénio e participou na reforma da nomenclatura química.

Foi Lavoisier quem descobriu que a água é composta, formada por dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio: H2O. Na época ainda era aceite a teoria de Tales de Mileto, que afirmava que a água era um dos quatro elementos terrestres primordiais, a partir da qual outros materiais eram formados.

Em 1771 casa-se com uma jovem aristocrata que se tornou uma dos seus mais importantes colaboradores, não só devido ao seu conhecimento de línguas (especialmente o inglês e o latim), mas também pela sua capacidade ilustradora. Marie-Anne foi responsável pela tradução, para francês, de obras científicas escritas em inglês e em latim, fazendo ilustrações de algumas das experiências mais significativas feitas por Lavoisier.

Em 1768 Lavoisier adquiriu uma participação na Ferme Général, o sistema de impostos utilizado na altura em França para a taxação de impostos. A Ferme Général não era um sistema muito popular na época, principalmente entre aqueles que tinham de pagar os impostos. Embora Lavoisier se tenha retirado desse sistema, a sua ligação à Ferme Général foi utilizada como desculpa para o condenar à morte.

Em 17 de Setembro de 1793 foi instituída a Lei dos Suspeitos, que permitiu a criação de tribunais revolucionários para julgar possíveis traidores e punir os culpados com a pena de morte. Três dias depois, Lavoisier recebeu um mandato que permitiu o confisco e a selagem dos seus documentos. Mais tarde, os documentos foram de novo entregues a Lavoisier, dando-lhe um falso sentimento de segurança.

Lavoisier foi guilhotinado após um julgamento sumário em 8 de Maio de 1794. Joseph-Louis de Lagrange, um importante matemático, contemporâneo de Lavoisier disse: "Não bastará um século para produzir uma cabeça igual à que se fez cair num segundo".


Curiosidades

Lavoisier não descobriu exatamente o oxigénio. Este gás foi descoberto independentemente por dois químicos. Um deles visitou Paris e conversou com Lavoisier sobre as suas experiências. Este fato permitiu a Lavoisier refazer as experiências e reformulá-las. Dessa forma, Lavoisier ficou a compreender melhor as características do novo gás. E ainda confirmou que a combustão e a calcinação correspondem à combinação do oxigénio com outros materiais (materiais orgânicos na combustão e metais na calcinação).

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

GUIMARAES :: Jacques Cousteau [1910 – 1997]


Jacques-Yves Cousteau nasceu a 11 de Junho de 1910 era um oficial da Marinha Francesa, explorador, ecologista, realizador, inovador, cientista, fotógrafo, autor e investigador que estudou os oceanos e todas as formas de vida aquática. Co-desenvolveu o Aqualund (equipamento de mergulho SCUBA que consiste num cilindro de ar comprimido e de um regulador de mergulho que supre a necessidade de gás respirável à pressão ambiente), foi pioneiro na questão da conservação marinha e foi um membro da Academia Francesa. É também conhecido como “o Comandante Cousteau” ou “Capitão Cousteau”.


Apesar de uma formação na Escola Naval, a sua carreira na aviação naval foi encurtada após um acidente de carro. Assim, debruçou-se no seu interesse pelo mar. Cousteau também pertenceu aos serviços informativos da Marinha Francesa e foi enviado para missões em Shangai e no Japão (1935-1938) e na URSS (1939).

Tendo passado parte da sua infância nos Estados Unidos, Cousteau falava bem inglês; além disso, manteve relações com os soldados franceses da África do Norte e assim ajudou a Marinha Francesa a juntar-se de novo com os Aliados na Segunda Guerra Mundial. Organizou uma operação contra os serviços de espionagem italianos em França e recebeu por isso várias condecorações militares. 

Em 1949, Cousteau deixou a Marinha Francesa e um ano depois fundou a French Oceanographic Campaigns (FOC). Alugou o navio “Calypso” e alterou-o de modo a ser um laboratório móvel para ivestigações, para mergulhar e filmar.

Em 1960 uma enorme quantidade de lixo radioactivo ia ser despejado no Mar Mediterrâneo pelo Comissariado da Energia Atómica (CEA). O CEA argumentou que os despejos eram algo experimental na natureza e, inclusive, alguns oceanógrafos o tinham recomendado. Estes tinham em mente uma quantitade muito mais pequena e rapidamente se colocaram ao lado de Cousteau, que teve a opinião pública francesa a seu lado. O director do CEA adiou o despejo e Cousteau organizou uma campanha publicitária que em menos de duas semanas obteve muito apoio dos cidadãos. O comboio com os resíduos a serem despejados foi bloqueado por mulheres e crianças que se sentaram nos carris e este não pode seguir viagem.

Jacques Cousteau morreu a 2 de junho de 1997 em Paris, aos 87 anos, e o seu legado inclui mais de 120 documentários, mais de 50 livros, e uma fundação de protecção ambiental com 300,000 membros. Cousteau auto intitulava-se um “técnico dos oceanos”. Ele era um apresentador sofisticado, um professor, e um amante da natureza. O seu trabalho permitiu que muitas pessoas explorassem os recursos dos oceanos. Criou também um novo tipo de comunicação científica, criticada na altura por alguns investigadores. O “divulgacionismo”, uma forma simples de partilhar conceitos científicos, foi empregue rapidamente noutras disciplinas, e tornou-se uma das características mais importantes da televisão moderna.


Curiosidades:

- Durante a II GGM, Cousteau manteve sempre distância do seu irmão, Pierre-Antoine Cousteau, um anti-semita que escreveu o jornal colaboracionista “Je suis partout” e que recebeu a pena de morte em 1946. Contudo, esta sentença foi alterada para prisão perpétua e o seu irmão foi libertado em 1954.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

GUIMARÃES :: Isaac Newton [1643-1727]

"A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isto fica sendo a minha última e mais elevada descoberta."
 (Isaac Newton) 
                                 

Isaac Newton foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrónomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. 

Ao demonstrar a consistência que havia entre o sistema por si idealizado e as leis de Kepler do movimento dos planetas, foi o primeiro a demonstrar que o movimento de objectos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais. 

Numa pesquisa promovida pela Royal Society, Newton foi considerado o cientista que causou maior impacto na história da ciência. Um ser de personalidade fechada, introspetiva e de temperamento difícil: assim era Newton, que, embora vivesse numa época em que a tradição dizia que os homens cuidariam dos negócios de toda a família, nunca demonstrou habilidade ou interesse para esses tipos de trabalho. Por outro lado, pensa-se que ele passava horas e horas sozinho, observando as coisas e construindo objectos. 

A partir dos doze até aos dezassete anos, Newton foi educado na The King's School.. Ele foi retirado da escola em Outubro de 1659 para viver em Woolsthorpe-by-Colsterworth, onde sua mãe, viúva, agora por uma segunda vez, tentou fazer dele um agricultor; mas ele odiava a agricultura. Henry Stokes, mestre da The King's School, convenceu sua mãe a mandá-lo de volta à escola para que pudesse completar sua educação. Especula-se que Newton estudou latim, grego e a Bíblia. Alguns autores destacam a ideia de que era um aluno mediano, até que uma cena de sua vida mudou isso: uma briga com um colega de escola fez com que Newton decidisse ser o melhor aluno da turma e de toda a escola. 

Por causa da peste negra, o Trinity College foi fechado em 1666 e o cientista foi para casa de sua mãe em Woolsthorpe. Foi neste ano de retiro que construiu quatro das suas principais descobertas: o Teorema Binomial, o cálculo, a lei da gravitação universal e a natureza das cores. Construiu o primeiro telescópio de reflexão em 1668. Tornou-se professor de matemática em Cambridge (1669) e entrou para a Royal Society (1672). A sua principal obra foi a publicação Philosophiae Naturalis Principia Mathematica (Princípios matemáticos da filosofia natural - 1687), em três volumes, na qual enunciou a lei da gravitação universal (Vol. 3), generalizando e ampliando as constatações de Kepler, e resumiu suas descobertas, principalmente o cálculo. Essa obra tratou essencialmente sobre física, astronomia e mecânica (leis dos movimentos, movimentos de corpos em meios resistentes, vibrações isotérmicas, velocidade do som, densidade do ar, queda dos corpos na atmosfera, pressão atmosférica, etc). 

Entre 1670 e 1672, Newton trabalhou intensamente em problemas relacionados com a ótica e a natureza da luz. Ele demonstrou, de forma clara e precisa, que a luz branca é formada por uma banda de cores (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta) que podiam separar-se por meio de um prisma. 

Com uma lei formulada de maneira simples, Newton procurou explicar os fenómenos físicos mais importantes do universo. Foi em 1684 que Newton informou o seu amigo Edmond Halley de que havia resolvido o problema da força inversamente proporcional ao quadrado da distância. A gravitação universal é muito mais do que uma força relacionada ao Sol. É também um efeito dos planetas sobre o Sol e sobre todos os objectos do universo. Newton explicou facilmente a partir de sua Terceira Lei da Dinâmica que, se um objecto atrai um segundo objecto, este segundo também pode atrair o primeiro com a mesma força. Concluiu-se que o movimento dos corpos celestes não podia ser regular. Para o célebre cientista, que era bastante religioso, a estabilidade das órbitas dos planetas implicava reajustes contínuos sobre suas trajectórias impostas pelo poder divino. 

Curiosidades:

- Em 2007, a Biblioteca Nacional de Israel divulgou três manuscritos atribuídos a Isaac Newton nos quais ele calcula a data aproximada do apocalipse, relacionando profecias com história política e religiosa europeia daquela época. Num dos manuscritos (datado do início do século XVIII), Newton, por meio de análise dos textos bíblicos do Livro de Daniel (do antigo testamento), conclui que o mundo deveria acabar por volta do ano de 2060, ao escrever "Ele pode acabar além desta data, mas não há razão para acabar antes". 



sexta-feira, 2 de outubro de 2015

GUIMARÃES :: Galileu Galileu [1564 - 1642]

Galileu Galilei nasceu em Pisa a 15 de Fevereiro de 1564, e foi um físico, matemático, astrónomo e filósofo italiano, e foi também uma personalidade fundamental na revolução científica. Desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia. Também melhorou significativamente o telescópio refractor e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno e as estrelas da Via Láctea. O método empírico defendido por Galileu constitui um corte com o método aristotélico mais abstracto utilizado na época e devido a isso Galileu é considerado o “pai da ciência moderna”. 

Foi o filho mais velho de sete irmãos e sempre foi um excelente aluno. Chegada
a altura de ingressar na Universidade, o seu pai inscreveu-o na Universidade de Pisa para estudar medicina. Dois anos depois, Galileu desistiu e decidiu estudar matemática. Seu pai tampouco desejava que seu filho estudasse matemática e então Galileu abandonou a universidade sem obter o título, e foi para Florença. Aqui deu aulas particulares e continuou os seus estudos de matemática, mecânica e hidrostática. 

Em 1588 foi nomeado para a cátedra de matemática na Universidade de Pisa, onde passou os “18 anos mais felizes da sua vida”, e foi aqui que realizou as suas famosas experiências de queda de corpos em planos inclinados. Foi o primeiro a fazer uso científico do telescópio, e assim fez enormes descobertas astronómicas que escreveu no tratado “Siderus Nuncius”. Este tratado foi tão reconhecido como polémico, tendo imensos estudiosos a recusar as suas descobertas. 

Em 1611 foi convocado a Roma para apresentar as suas descobertas aos Colégio Romano dos jesuítas onde se encontrava o futuro Papa Urbano VIII, que reconhe as suas descobertas. 

Entre 1613 e 1615, escreveu as famosas cartas. Nestas cartas, Galileu descreveu as suas ideias inovadoras, que geraram muito escândalo nos meios conservadores, e que circularam apesar de nunca terem sido publicadas. As passagens mais polémicas são aquelas em que transcreve alguns passos da Bíblia que deviam ser interpretados à luz do sistema heliocêntrico, para o qual Galileu não tinha ainda provas científicas conclusivas. E este começou a ser o princípio de um problema futuro. 

Em 1616, a Inquisição pronunciou-se sobre a Teoria Heliocêntrica declarando que a afirmação de que o Sol é o centro imóvel do Universo era herética e que a de que a terra se move estava "teologicamente" errada, contudo nada fora pronunciado a nível científico. Galileu teve assim a oportunidade de defender as suas ideias perante o Tribunal do Santo Ofício dirigido por Roberto Bellarmino, que decidiu não haver provas suficientes para concluir que a Terra se movia e que por isso admoestou Galileu a abandonar a defesa da teoria heliocêntrica excepto como ferramenta matemática conveniente para descrever o movimento dos corpos celestes. Tendo Galileu persistido em ir mais longe nas suas ideias, foi então proibido de divulgá-las ou ensiná-las. 

Galileu era cristão fervoroso, mas tinha um temperamento conflituoso e viveu numa época atribulada na qual a Igreja Católica endurecia a sua vigilância sobre a doutrina para fazer frente às derrotas que sofria pela Reforma Protestante. O Papa sentiu que a aceitação do modelo heliocêntrico como ferramenta matemática tinha sido ultrapassada e convocou Galileu a Roma para ser julgado, apesar de este se encontrar bastante doente. Após um julgamento longo e atribulado foi condenado a abjurar publicamente as suas ideias e à prisão por tempo indefinido. Os livros de Galileu foram incluídos no Index, censurados e proibidos, mas foram publicados nos Países Baixos, onde o protestantismo tinha já substituído o catolicismo, o que havia tornado a região livre da censura do Santo Ofício. Galileu havia escolhido precisamente a Holanda para executar uma experiência com o telescópio que anteriormente construíra. Galileu consegue comutar a pena de prisão a confinamento, primeiro no palácio do embaixador do Grão-duque da Toscana em Roma, depois na casa do arcebispo Piccolomini em Siena e mais tarde na sua própria casa de campo em Arcetri. 

Galileo Galilei, morre em Arcetri em 1642, rodeado pela sua filha Maria Celeste e os seus discípulos. 


Curiosidades: 

- Em Pádua conquistou reputação internacional e suas aulas eram frequentadas por até mil alunos. 

- Reza a lenda que, ao sair do tribunal após sua condenação, disse uma frase célebre: "Eppur si muove!", ou seja, "contudo, ela se move", referindo-se à Terra.