quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

GUIMARÃES :: Aviso de Encerramento


Informamos todos os alunos, professores, encarregados de educação, colaboradores, parceiros e amigos que estaremos encerrados nos próximos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 01 de janeiro. 




Votos de Boas Festas para todos! 

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

GUIMARÃES :: Campo de Férias Natal DAVINCI 2015

Mais umas férias de Natal estão a chegar e com elas vem o Campo de Férias Natal DAVINCI 2015!

A Missão é: Decorar, inspirar-nos de espírito natalício e aprender coisas novas!



A publicidade entra-nos pela casa a todo o instante e por diversos meios. Por isso, como ajudar a perceber o mundo e abrir horizontes são tarefas do DAVINCI na vida do seu educando, decidimos dar a estas férias o tema “A Publicidade”.

Este projeto, inserido no projeto de mestrado de um aluno de Ciências da Comunicação e repleto de mini-workshops, tem como objetivo dar às crianças noções básicas sobre o universo da publicidade. Primeiro à descoberta de si próprios, depois à descoberta da própria publicidade. As atividades ajudarão a que os participantes percebam a importância de “saber vender” as suas ideias de forma criativa, engraçada e original. Como projeto final os participantes serão convidados a fazer o balanço destas férias em forma de vídeo promocional.

Para mais informações visite o separador FÉRIAS ou contacte-nos através do email guimaraes@davinci.com.pt

terça-feira, 24 de novembro de 2015

GUIMARÃES :: Leonardo da Vinci [1452 - 1519]


“Ele foi um homem que acordou cedo demais na escuridão, enquanto os outros continuavam a dormir”

Sigmund Freud


Leonardo da Vinci nasceu em Anchiano, Itália, a 15 de Abril de 1452 e foi uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, engenheiro, matemático, inventor, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico e é, por isso, o arquétipo do homem do Renascimento.

A sua infância, como filho ilegítimo de um notário e uma camponesa, foi passada num ambiente bucólico ao ar livre, que mais tarde se traduziu num Leonardo muito ligado à Natureza, tendo inclusive comportamentos como a compra de pássaros engaiolados para os libertar, e a dieta vegetariana.

Com dezassete anos, passou a ser aprendiz de um dos mais bem sucedidos artistas de seu tempo, Verrochio. Após anos passados em ateliers em Florença e Milão, trabalhando para diferentes mecenas, Leonardo é convidado por Giulano de Medici para viajar para Roma. Aqui residiu até 1516 no Vaticano, altura em que foi acusado e punido pelo papado devido aos seus estudos anatómicos, sendo proibido de os continuar por possíveis irregularidades sacrílegas. Também deste período datam as suas últimas pinturas, altura em que o avanço de um problema de articulação numa das mãos o faz perder as forças aos poucos. As suas últimas pinturas são “São João Baptista” e “Leda e o Cisne ”.

Falando de Leonardo como pintor, apenas quinze das suas pinturas sobreviveram até hoje, e tal deve-se às suas constantes experiências com novas técnicas – frequentemente desastrosas – ou a sua procrastinação crónica. Mas os seus talentos estendiam-se à engenhosidade tecnológica, e deixou para trás inúmeras ideias como um protótipo de helicópetro, um tanque de guerra ou mesmo o uso de energia solar.

Leonardo morreu em 2 de Maio de 1519 em Clos Lucé, deixando para trás milhares de páginas escritas com as suas ideias demasiado à frente do seu tempo.


Curiosidades

- Um estudo realizado em 1926 revelou que o seu QI seria de 180. 

- Ao mesmo tempo que pintava Mona Lisa, Leonardo procurava que tivesse alguém a cantar ou a tocar algum instrumento. Desta forma, a modelo foi mantendo o bom humor e não adoptava um aspecto triste, cansado.

- Leonardo escrevia os seus cadernos de forma invertida, mais por questões práticas do que por secretismo – era canhoto, e é possível que lhe fosse mais fácil escrever da direita para a esquerda.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

GUIMARÃES :: Aluno do Mês de Outubro :: 1º Ciclo

O Luís Martins foi selecionado como aluno do mês do 1º ciclo. Pelos seus bons resultados, bom comportamento e realização de todas as tarefas propostas foi destacado de entre os seus colegas. Neste pequeno texto podemos conhecê-lo melhor:


“Eu chamo-me Luís Martins e tenho 8 anos e gostava muito de ser aluno do mês de outubro.


Esse desejo realizou-se porque eu tirei boas notas e esforcei-me nos trabalhos de casa.

Quero continuar a trabalhar muito e a portar-me bem como me tenho portado até este dia. Estudar aqui no DAVINCI é bom porque eu sou aplicado e faz-me subir as notas.”





terça-feira, 17 de novembro de 2015

GUIMARÃES :: Thomas Edison [1847-1931]

Thomas Alva Edison foi um inventor e empresário norte-americano que desenvolveu muitos dispositivos de grande interesse industrial, tendo sido um dos primeiros inventores a aplicar os princípios da produção maciça ao processo de produção. É reconhecido como o maior inventor de todos os tempos, tendo registado 2.332 patentes. Entre estes projectos encontra-se o fonógrafo, o cinematógrafo, o gramofone, a lâmpada eléctrica incandescente, melhorias no telefone e na máquina de escrever bem como experiências na área alimentar com o empacotamento a vácuo de alimentos. Pode-se de dizer que nos trouxe da Era do Vapor para a Era da Electricidade. 

Edison nasceu numa família de classe média em Ohio a 11 de Fevereiro de 1847, o mais novo de sete irmãos. Na escola, o professor acusava-o de ser demasiado irrequieto, de fazer demasiadas perguntas e de ter dificuldades de aprendizagem. Três meses depois Thomas abandona a escola e nunca mais a frequenta. A sua educação fica a cargo da mãe e Thomas aprende o que mais lhe interessa, devorando os livros da mãe – também ela professora - com temas sobre ciência e acaba por montar um laboratório de química no sótão.

A sua vida profissional é pontuada por pequenos acidentes como o vagão do comboio que explode ou o gabinete onde era telegrafista que tem o mesmo fim, tudo porque Thomas não dispensava a companhia de instrumentos e experiências.

Regista o seu primeiro invento, uma máquina de votar que não chamou a atenção de ninguém, aos 21 anos. Confiante no seu talento, muda-se para Nova Iorque para se estabelecer como inventor independente. Depois de dois anos esfomeado e sem dinheiro, Edison inventa um indicador automático de cotações da bolsa de valores que vende por 40 mil dólares.

Em 1888 funda a Edison General Electric, um dos maiores aglomerados industriais do planeta. Fabrica todos os tipos de dispositivos eléctricos, como geradores, motores, com uma média de uma nova invenção a cada cinco dias. Durante a I GGM a empresa entra no campo da metalurgia naval e produz novas máquinas para os navios.

Thomas Alva Edison morreu a 18 de Outubro de 1931.




Curiosidades:


- Edison foi ardina no comboio que faz a ligação entre Port Huron e Detroit. Vendia jornais, sandes, doces e frutas dentro dos comboios. Sobrava tempo para leituras e para experiências no laboratório que, sorrateiramente, Edison instalou num dos vagões e certa vez, o vagão ardeu fogo devido às experiências que lá fizera. 

- No Natal de 1871, casou-se com uma jovem de 16 anos, Mary Stilwell, uma de suas empregadas, que era furadora de fitas telegráficas. Ele pediu-a em casamento batendo uma moeda em código morse.

- A maioria dos seus inventos não é completamente original, mas as patentes compradas por Edison foram melhoradas e desenvolvidas pelos seus empregados. Edison tem sido criticado por não partilhar os seus créditos.



quarta-feira, 4 de novembro de 2015

GUIMARÃES :: ESPANHOL 6ª ED - INICIAÇÃO

O curso de Espanhol 6ª Edição - nível Iniciação, sobre a responsabilidade da Formadora Cristina Real começa já na próxima semana. Na próxima segunda-feira, às 19h30, teremos uma reunião aberta, sem compromisso, a todos os interessados em frequentar esta formação, em horário pós-laboral.


Esclareça todas as suas dúvidas e participe na formação do cronograma.




CURSOS DE LÍNGUAS


Caso tenha interesse nesta ou noutras Línguas, preencha este formulário de interesse para receber informações sobre os cursos e será contactado para uma primeira reunião para a abertura do curso sem qualquer compromisso. Nessa reunião serão definidos os horários e periodicidade, bem como os objetivos e níveis a atingir no final do curso. O custo de cada curso de 50 horas são 245€ + 35€ de taxa de inscrição e pode ser pago em 3 mensalidades.

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

GUIMARÃES :: Pitágoras [571 a.C – 497 a.C.]

Pitágoras de Samos foi um filósofo e matemático grego e foi o fundador de uma escola de pensamento grega, denominada de pitagórica. 

Os pitagóricos interessavam-se pelo estudo das propriedades dos números. Para eles, o número, sinónimo de harmonia, constituído da soma de pares e ímpares, era considerado como a essência das coisas, criando noções opostas (limitado e ilimitado) e sendo a base da teoria da harmonia das esferas. Segundo o pitagorismo, a essência, que é o princípio fundamental que forma todas as coisas é o número. Os pitagóricos não distinguem forma, lei, e substância, considerando o número o elo entre estes elementos. Para esta escola existiam quatro elementos: terra, água, ar e fogo. 

Foram os pitagóricos que descobriram os números perfeitos, os números irracionais, e o Teorema de Pitágoras. Um problema não solucionado na época de Pitágoras era determinar as relações entre os lados de um triângulo rectângulo. Pitágoras provou que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa. 

A Escola Pitagórica e as suas atividades viram-se desde logo envoltas por um véu de lendas. Foi uma entidade parcialmente secreta com centenas de alunos que compunham uma irmandade religiosa e intelectual. Entre os conceitos que defendiam, destacam-se: 

- prática de rituais de purificação e crença na doutrina da metempsicose, isto é, na transmigração da alma após a morte, de um corpo para outro. Portanto, advogavam a reencarnação e a imortalidade da alma; 

- lealdade entre os membros e distribuição comunitária dos bens materiais; 

- austeridade, ascetismo e obediência à hierarquia da Escola; 

- proibição de beber vinho e comer carne; 

- purificação da mente pelo estudo de Geometria, Aritmética, Música e Astronomia; 

- classificação aritmética dos números em pares, ímpares e primos; 

- na Astronomia, ideias inovadoras, embora nem sempre verdadeiras: a Terra é esférica, os planetas movem-se em diferentes velocidades nas várias órbitas ao redor da Terra;

- na Música, uma descoberta notável de que os intervalos musicais se colocam de modo que admitem expressões através de proporções aritméticas. Pitágoras - assim como outros filósofos gregos pré-socráticos - também descreveu o poder do som e seus efeitos sobre a psique humana. 

Pitágoras é o primeiro matemático puro. Contudo, é difícil separar o histórico do lendário, uma vez que deve ser considerado uma figura imprecisa historicamente, já que tudo o que dele sabemos deve-se à tradição oral. Nada deixou escrito, e os primeiros trabalhos sobre o mesmo deve-se a Filolau, quase 100 anos após a morte de Pitágoras. 

Pitágoras foi expulso de Crotona e passou a morar em Metaponto, onde morreu, provavelmente em 496 a.C. ou 497 a.C.. 


Curiosidades:

- A sua biografia está envolta em lendas. Diz-se que o nome significa altar da Pítia ou o que foi anunciado pela Pítia, pois mãe ao consultar a pitonisa soube que a criança seria um ser excepcional;

- Acredita-se que Pitágoras tenha sido casado com a física e matemática grega Theano, que foi sua aluna. Supõe-se que ela e as duas filhas tenham assumido a escola pitagórica após a morte do marido;

- A palavra Matemática (Mathematike, em grego) surgiu com Pitágoras, que foi o primeiro a concebê-la como um sistema de pensamento, centrado em provas dedutivas;

- Pensamentos de Pitágoras

1. Educai as crianças e não será preciso punir os homens;

2. Não é livre quem não obteve domínio sobre si;

3. Pensem o que quiserem de ti; faz aquilo que te parece justo;

4. O que fala semeia; o que escuta recolhe;

5. Ajuda teus semelhantes a levantar a carga, mas não a carregues;

6. Com ordem e com tempo encontra-se o segredo de fazer tudo e tudo fazer bem;

7. Todas as coisas são números;

8. A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar, é aproximar-se de Deus;

9. A Evolução é a Lei da Vida, o Número é a Lei do Universo, a Unidade é a Lei de Deus;

10. A vida é como uma sala de espectáculos: entra-se, vê-se e sai-se;

11. A sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas os homens podem desejá-la ou amá-la tornando-se filósofos;

12. Anima-te por teres de suportar as injustiças; a verdadeira desgraça consiste em cometê-las.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

GUIMARÃES :: Antoine Laurent de Lavoisier [1743-1794]

"Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."
Lavoisier


Lavoisier nasceu em Paris em 1743 e foi considerado o criador da química moderna. Foi o primeiro cientista a enunciar o princípio da conservação da matéria. Também identificou e baptizou o oxigénio e participou na reforma da nomenclatura química.

Foi Lavoisier quem descobriu que a água é composta, formada por dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio: H2O. Na época ainda era aceite a teoria de Tales de Mileto, que afirmava que a água era um dos quatro elementos terrestres primordiais, a partir da qual outros materiais eram formados.

Em 1771 casa-se com uma jovem aristocrata que se tornou uma dos seus mais importantes colaboradores, não só devido ao seu conhecimento de línguas (especialmente o inglês e o latim), mas também pela sua capacidade ilustradora. Marie-Anne foi responsável pela tradução, para francês, de obras científicas escritas em inglês e em latim, fazendo ilustrações de algumas das experiências mais significativas feitas por Lavoisier.

Em 1768 Lavoisier adquiriu uma participação na Ferme Général, o sistema de impostos utilizado na altura em França para a taxação de impostos. A Ferme Général não era um sistema muito popular na época, principalmente entre aqueles que tinham de pagar os impostos. Embora Lavoisier se tenha retirado desse sistema, a sua ligação à Ferme Général foi utilizada como desculpa para o condenar à morte.

Em 17 de Setembro de 1793 foi instituída a Lei dos Suspeitos, que permitiu a criação de tribunais revolucionários para julgar possíveis traidores e punir os culpados com a pena de morte. Três dias depois, Lavoisier recebeu um mandato que permitiu o confisco e a selagem dos seus documentos. Mais tarde, os documentos foram de novo entregues a Lavoisier, dando-lhe um falso sentimento de segurança.

Lavoisier foi guilhotinado após um julgamento sumário em 8 de Maio de 1794. Joseph-Louis de Lagrange, um importante matemático, contemporâneo de Lavoisier disse: "Não bastará um século para produzir uma cabeça igual à que se fez cair num segundo".


Curiosidades

Lavoisier não descobriu exatamente o oxigénio. Este gás foi descoberto independentemente por dois químicos. Um deles visitou Paris e conversou com Lavoisier sobre as suas experiências. Este fato permitiu a Lavoisier refazer as experiências e reformulá-las. Dessa forma, Lavoisier ficou a compreender melhor as características do novo gás. E ainda confirmou que a combustão e a calcinação correspondem à combinação do oxigénio com outros materiais (materiais orgânicos na combustão e metais na calcinação).

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

GUIMARAES :: Jacques Cousteau [1910 – 1997]


Jacques-Yves Cousteau nasceu a 11 de Junho de 1910 era um oficial da Marinha Francesa, explorador, ecologista, realizador, inovador, cientista, fotógrafo, autor e investigador que estudou os oceanos e todas as formas de vida aquática. Co-desenvolveu o Aqualund (equipamento de mergulho SCUBA que consiste num cilindro de ar comprimido e de um regulador de mergulho que supre a necessidade de gás respirável à pressão ambiente), foi pioneiro na questão da conservação marinha e foi um membro da Academia Francesa. É também conhecido como “o Comandante Cousteau” ou “Capitão Cousteau”.


Apesar de uma formação na Escola Naval, a sua carreira na aviação naval foi encurtada após um acidente de carro. Assim, debruçou-se no seu interesse pelo mar. Cousteau também pertenceu aos serviços informativos da Marinha Francesa e foi enviado para missões em Shangai e no Japão (1935-1938) e na URSS (1939).

Tendo passado parte da sua infância nos Estados Unidos, Cousteau falava bem inglês; além disso, manteve relações com os soldados franceses da África do Norte e assim ajudou a Marinha Francesa a juntar-se de novo com os Aliados na Segunda Guerra Mundial. Organizou uma operação contra os serviços de espionagem italianos em França e recebeu por isso várias condecorações militares. 

Em 1949, Cousteau deixou a Marinha Francesa e um ano depois fundou a French Oceanographic Campaigns (FOC). Alugou o navio “Calypso” e alterou-o de modo a ser um laboratório móvel para ivestigações, para mergulhar e filmar.

Em 1960 uma enorme quantidade de lixo radioactivo ia ser despejado no Mar Mediterrâneo pelo Comissariado da Energia Atómica (CEA). O CEA argumentou que os despejos eram algo experimental na natureza e, inclusive, alguns oceanógrafos o tinham recomendado. Estes tinham em mente uma quantitade muito mais pequena e rapidamente se colocaram ao lado de Cousteau, que teve a opinião pública francesa a seu lado. O director do CEA adiou o despejo e Cousteau organizou uma campanha publicitária que em menos de duas semanas obteve muito apoio dos cidadãos. O comboio com os resíduos a serem despejados foi bloqueado por mulheres e crianças que se sentaram nos carris e este não pode seguir viagem.

Jacques Cousteau morreu a 2 de junho de 1997 em Paris, aos 87 anos, e o seu legado inclui mais de 120 documentários, mais de 50 livros, e uma fundação de protecção ambiental com 300,000 membros. Cousteau auto intitulava-se um “técnico dos oceanos”. Ele era um apresentador sofisticado, um professor, e um amante da natureza. O seu trabalho permitiu que muitas pessoas explorassem os recursos dos oceanos. Criou também um novo tipo de comunicação científica, criticada na altura por alguns investigadores. O “divulgacionismo”, uma forma simples de partilhar conceitos científicos, foi empregue rapidamente noutras disciplinas, e tornou-se uma das características mais importantes da televisão moderna.


Curiosidades:

- Durante a II GGM, Cousteau manteve sempre distância do seu irmão, Pierre-Antoine Cousteau, um anti-semita que escreveu o jornal colaboracionista “Je suis partout” e que recebeu a pena de morte em 1946. Contudo, esta sentença foi alterada para prisão perpétua e o seu irmão foi libertado em 1954.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

GUIMARÃES :: Isaac Newton [1643-1727]

"A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isto fica sendo a minha última e mais elevada descoberta."
 (Isaac Newton) 
                                 

Isaac Newton foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrónomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. 

Ao demonstrar a consistência que havia entre o sistema por si idealizado e as leis de Kepler do movimento dos planetas, foi o primeiro a demonstrar que o movimento de objectos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais. 

Numa pesquisa promovida pela Royal Society, Newton foi considerado o cientista que causou maior impacto na história da ciência. Um ser de personalidade fechada, introspetiva e de temperamento difícil: assim era Newton, que, embora vivesse numa época em que a tradição dizia que os homens cuidariam dos negócios de toda a família, nunca demonstrou habilidade ou interesse para esses tipos de trabalho. Por outro lado, pensa-se que ele passava horas e horas sozinho, observando as coisas e construindo objectos. 

A partir dos doze até aos dezassete anos, Newton foi educado na The King's School.. Ele foi retirado da escola em Outubro de 1659 para viver em Woolsthorpe-by-Colsterworth, onde sua mãe, viúva, agora por uma segunda vez, tentou fazer dele um agricultor; mas ele odiava a agricultura. Henry Stokes, mestre da The King's School, convenceu sua mãe a mandá-lo de volta à escola para que pudesse completar sua educação. Especula-se que Newton estudou latim, grego e a Bíblia. Alguns autores destacam a ideia de que era um aluno mediano, até que uma cena de sua vida mudou isso: uma briga com um colega de escola fez com que Newton decidisse ser o melhor aluno da turma e de toda a escola. 

Por causa da peste negra, o Trinity College foi fechado em 1666 e o cientista foi para casa de sua mãe em Woolsthorpe. Foi neste ano de retiro que construiu quatro das suas principais descobertas: o Teorema Binomial, o cálculo, a lei da gravitação universal e a natureza das cores. Construiu o primeiro telescópio de reflexão em 1668. Tornou-se professor de matemática em Cambridge (1669) e entrou para a Royal Society (1672). A sua principal obra foi a publicação Philosophiae Naturalis Principia Mathematica (Princípios matemáticos da filosofia natural - 1687), em três volumes, na qual enunciou a lei da gravitação universal (Vol. 3), generalizando e ampliando as constatações de Kepler, e resumiu suas descobertas, principalmente o cálculo. Essa obra tratou essencialmente sobre física, astronomia e mecânica (leis dos movimentos, movimentos de corpos em meios resistentes, vibrações isotérmicas, velocidade do som, densidade do ar, queda dos corpos na atmosfera, pressão atmosférica, etc). 

Entre 1670 e 1672, Newton trabalhou intensamente em problemas relacionados com a ótica e a natureza da luz. Ele demonstrou, de forma clara e precisa, que a luz branca é formada por uma banda de cores (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta) que podiam separar-se por meio de um prisma. 

Com uma lei formulada de maneira simples, Newton procurou explicar os fenómenos físicos mais importantes do universo. Foi em 1684 que Newton informou o seu amigo Edmond Halley de que havia resolvido o problema da força inversamente proporcional ao quadrado da distância. A gravitação universal é muito mais do que uma força relacionada ao Sol. É também um efeito dos planetas sobre o Sol e sobre todos os objectos do universo. Newton explicou facilmente a partir de sua Terceira Lei da Dinâmica que, se um objecto atrai um segundo objecto, este segundo também pode atrair o primeiro com a mesma força. Concluiu-se que o movimento dos corpos celestes não podia ser regular. Para o célebre cientista, que era bastante religioso, a estabilidade das órbitas dos planetas implicava reajustes contínuos sobre suas trajectórias impostas pelo poder divino. 

Curiosidades:

- Em 2007, a Biblioteca Nacional de Israel divulgou três manuscritos atribuídos a Isaac Newton nos quais ele calcula a data aproximada do apocalipse, relacionando profecias com história política e religiosa europeia daquela época. Num dos manuscritos (datado do início do século XVIII), Newton, por meio de análise dos textos bíblicos do Livro de Daniel (do antigo testamento), conclui que o mundo deveria acabar por volta do ano de 2060, ao escrever "Ele pode acabar além desta data, mas não há razão para acabar antes". 



sexta-feira, 2 de outubro de 2015

GUIMARÃES :: Galileu Galileu [1564 - 1642]

Galileu Galilei nasceu em Pisa a 15 de Fevereiro de 1564, e foi um físico, matemático, astrónomo e filósofo italiano, e foi também uma personalidade fundamental na revolução científica. Desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia. Também melhorou significativamente o telescópio refractor e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno e as estrelas da Via Láctea. O método empírico defendido por Galileu constitui um corte com o método aristotélico mais abstracto utilizado na época e devido a isso Galileu é considerado o “pai da ciência moderna”. 

Foi o filho mais velho de sete irmãos e sempre foi um excelente aluno. Chegada
a altura de ingressar na Universidade, o seu pai inscreveu-o na Universidade de Pisa para estudar medicina. Dois anos depois, Galileu desistiu e decidiu estudar matemática. Seu pai tampouco desejava que seu filho estudasse matemática e então Galileu abandonou a universidade sem obter o título, e foi para Florença. Aqui deu aulas particulares e continuou os seus estudos de matemática, mecânica e hidrostática. 

Em 1588 foi nomeado para a cátedra de matemática na Universidade de Pisa, onde passou os “18 anos mais felizes da sua vida”, e foi aqui que realizou as suas famosas experiências de queda de corpos em planos inclinados. Foi o primeiro a fazer uso científico do telescópio, e assim fez enormes descobertas astronómicas que escreveu no tratado “Siderus Nuncius”. Este tratado foi tão reconhecido como polémico, tendo imensos estudiosos a recusar as suas descobertas. 

Em 1611 foi convocado a Roma para apresentar as suas descobertas aos Colégio Romano dos jesuítas onde se encontrava o futuro Papa Urbano VIII, que reconhe as suas descobertas. 

Entre 1613 e 1615, escreveu as famosas cartas. Nestas cartas, Galileu descreveu as suas ideias inovadoras, que geraram muito escândalo nos meios conservadores, e que circularam apesar de nunca terem sido publicadas. As passagens mais polémicas são aquelas em que transcreve alguns passos da Bíblia que deviam ser interpretados à luz do sistema heliocêntrico, para o qual Galileu não tinha ainda provas científicas conclusivas. E este começou a ser o princípio de um problema futuro. 

Em 1616, a Inquisição pronunciou-se sobre a Teoria Heliocêntrica declarando que a afirmação de que o Sol é o centro imóvel do Universo era herética e que a de que a terra se move estava "teologicamente" errada, contudo nada fora pronunciado a nível científico. Galileu teve assim a oportunidade de defender as suas ideias perante o Tribunal do Santo Ofício dirigido por Roberto Bellarmino, que decidiu não haver provas suficientes para concluir que a Terra se movia e que por isso admoestou Galileu a abandonar a defesa da teoria heliocêntrica excepto como ferramenta matemática conveniente para descrever o movimento dos corpos celestes. Tendo Galileu persistido em ir mais longe nas suas ideias, foi então proibido de divulgá-las ou ensiná-las. 

Galileu era cristão fervoroso, mas tinha um temperamento conflituoso e viveu numa época atribulada na qual a Igreja Católica endurecia a sua vigilância sobre a doutrina para fazer frente às derrotas que sofria pela Reforma Protestante. O Papa sentiu que a aceitação do modelo heliocêntrico como ferramenta matemática tinha sido ultrapassada e convocou Galileu a Roma para ser julgado, apesar de este se encontrar bastante doente. Após um julgamento longo e atribulado foi condenado a abjurar publicamente as suas ideias e à prisão por tempo indefinido. Os livros de Galileu foram incluídos no Index, censurados e proibidos, mas foram publicados nos Países Baixos, onde o protestantismo tinha já substituído o catolicismo, o que havia tornado a região livre da censura do Santo Ofício. Galileu havia escolhido precisamente a Holanda para executar uma experiência com o telescópio que anteriormente construíra. Galileu consegue comutar a pena de prisão a confinamento, primeiro no palácio do embaixador do Grão-duque da Toscana em Roma, depois na casa do arcebispo Piccolomini em Siena e mais tarde na sua própria casa de campo em Arcetri. 

Galileo Galilei, morre em Arcetri em 1642, rodeado pela sua filha Maria Celeste e os seus discípulos. 


Curiosidades: 

- Em Pádua conquistou reputação internacional e suas aulas eram frequentadas por até mil alunos. 

- Reza a lenda que, ao sair do tribunal após sua condenação, disse uma frase célebre: "Eppur si muove!", ou seja, "contudo, ela se move", referindo-se à Terra.



quinta-feira, 24 de setembro de 2015

GUIMARÃES :: Albert Einstein [1879 – 1955]

Albert Einstein foi um físico alemão, eleito em 2009 como o mais memorável físico de todos os tempos. É conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. Recebeu o Nobel de Física em 1921, pela correcta explicação do efeito fotoeléctrico e o seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atómica, apesar de não prever tal possibilidade.

Albert Einstein nasceu no seio de uma família judaica, contudo, a sua educação não foi religiosa pois o pai considerava os rituais judeus superstições antiquadas. 

Na escola, era um aluno brilhante, apesar de solitário. As outras crianças chamam-lhe "Bruder Langweil" (irmão tédio) e "Biedermann" (mesquinho). Aos cinco anos de idade, Einstein recebe instrução de uma professora em casa. Esta termina quando Einstein, aborrecido, atira uma cadeira sobre sua professora. Prosseguiu os seus estudos superiores na ETH Zürich, onde mais tarde foi docente. Pede então a naturalização suíça, que receberia a 21 de Fevereiro de 1901. Pouco tempo depois concluiu o seu doutoramento.

O primeiro artigo de 1905 propôs a ideia dos "quanta de luz" (os actuais fotões) e mostrou como é que poderiam ser utilizados para explicar fenómenos como o efeito fotoeléctrico. Em 1921, quando recebeu o prémio Nobel pelo seu trabalho sobre o efeito fotoeléctrico, a maior parte dos físicos ainda pensava que as equações estavam correctas, mas que a ideia de quanta de luz seria impossível.

Em 1914, pouco antes do início da Primeira Guerra Mundial, Einstein instalou-se em Berlim onde foi nomeado director do Instituto Kaiser Wilhelm de Física (1917 - 1933), e professor da Universidade de Berlim.

Em Novembro de 1915, Einstein apresentou perante a Academia de Ciências da Prússia uma série de conferências onde apresentou a sua teoria da relatividade geral sob o título "As equações de campo da gravitação." A conferência final culminou com a apresentação de uma equação que substituiu a lei da gravitação de Isaac Newton. Esta teoria considera que todos os observadores são equivalentes, e não só aqueles que se movem a velocidade uniforme. Na relatividade geral, a gravidade não é uma força (como na segunda lei de Newton) mas uma consequência da curvatura do espaço-tempo. A teoria serviu de base para o estudo da cosmologia e deu aos cientistas ferramentas para entenderem características do universo que só foram descobertas bem depois da morte de Einstein.

O seu pacifismo e a sua origem judaica tornaram-no impopular entre os nacionalistas alemães. Em 1920, durante uma das suas aulas em Berlim, há um incidente com manifestações anti-semitas, o que levou Einstein a deter-se com mais atenção aos factos que então ocorriam na Alemanha. Em 1933, Adolf Hitler chega ao poder na Alemanha. Einstein, judeu, encontra-se agora em perigo. É avisado por amigos de que há planos para o seu assassinato e é aconselhado a fugir. A 7 de Outubro de 1933, Einstein parte do porto de Southampton num navio para os Estados Unidos, o seu novo lar. Nunca voltaria a viver na Europa. 

Em 1932 aceitou uma posição no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Princeton, Nova Jersey como professor de física teórica e em 1933 com a subida dos Nazis decidiu viver permanentemente aí. Em 1941 tem início o Projecto Manhattan (o desenvolvimento de uma bomba atómica). Em 1945, Einstein reforma-se da carreira universitária. 

Morreu em 18 de Abril de 1955, aos 76 anos, em consequência de um aneurisma. 

Curiosidades:

- A 1 de Outubro de 1885, Einstein começa a frequentar uma escola primária Volksschule, escola católica em Munique. Os pais de Einstein, por não serem judeus praticantes, não se importaram que o filho frequentasse inclusive a catequese. Curiosamente Einstein desenvolve sozinho uma forte fé judaica e passa a cumprir os rituais judeus incluindo o Shabat e a comida kosher. Durante esses anos obteve as mais altas notas em latim e em matemática. Mas em consequência dos seus estudos sobre ciência, Einstein abandona completamente a fé judaica aos doze anos.

- Einstein era profundamente pacifista, tendo intervindo diversas vezes a favor da paz no mundo e do abandono das armas nucleares. 

- Einstein era também um sionista cultural convicto, tendo em diversas ocasiões defendido o desenvolvimento do Estado Judaico na Palestina. Sendo anti-nacionalista e pacifista, esteve no entanto contra alguns dos acontecimentos que levaram ao nascimento do Estado Judaico. Einstein acreditava que o estado de Israel deveria acolher judeus e palestinos de modo pacífico, num modelo semelhante ao do estado suíço.

- Ao longo da sua vida tocar violino, e em particular as sonatas de Mozart, tornou-se uma das suas actividades preferidas.

- O seu corpo foi cremado mas seu cérebro foi doado ao cientista Thomas Harvey, patologista do Hospital de Princeton. O cérebro de Einstein pesava 1230 g, enquanto a média para homens é de 1400g. Seu volume também era menor, estava quatro centímetros abaixo da média. Essa diminuição de peso e volume pode estar relacionada com a idade com que o cientista morreu: 76 anos.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

GUIMARÃES :: ALEMÃO 10ª EDIÇÃO - INICIAÇÃO

O curso de Alemão 10ª Edição - nível Iniciação, sobre a responsabilidade da Formadora Carina Eira começa já na próxima semana. Na próxima quinta-feira, às 19h30, teremos uma reunião aberta, sem compromisso, a todos os interessados em frequentar esta formação, em horário pós-laboral.

Esclareça todas as suas dúvidas e participe na formação do cronograma.




CURSOS DE LÍNGUAS

Caso tenha interesse nesta ou noutras Línguas, preencha este formulário de interesse para receber informações sobre os cursos e será contactado para uma primeira reunião para a abertura do curso sem qualquer compromisso. Nessa reunião serão definidos os horários e periodicidade, bem como os objetivos e níveis a atingir no final do curso. O custo de cada curso de 50 horas são 245€ + 35€ de taxa de inscrição e pode ser pago em 3 mensalidades.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

GUIMARÃES :: Charles Robert Darwin [1809-1882]

Darwin nasceu em Shresbury, Inglaterra, em 1809 e foi um naturalista que alcançou a fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela acontece, por meio da selecção natural.

Darwin começou-se a interessar pela história natural na universidade quando era estudante de Medicina e, depois, de Teologia. A sua viagem de cinco anos a bordo do barco HMS Beagle e publicações posteriores trouxeram-lhe reconhecimento como geólogo e fama como escritor. As suas observações da natureza levaram-no ao estudo da diversificação das espécies e, em 1838, ao desenvolvimento da teoria da Selecção Natural. Consciente de que outros antes dele tinham sido severamente punidos por sugerir ideias como aquela, ele confiou-as apenas a amigos próximos e continuou a sua pesquisa tentando antecipar possíveis objeções. Contudo, a informação de que Alfred Russel Wallace tinha desenvolvido uma ideia semelhante, forçou a publicação conjunta das suas teorias em 1858. 

No seu livro de 1859, "A Origem das Espécies" ele introduziu a ideia da evolução a partir de um ancestral comum, por meio da natural. Esta tornou-se a explicação científica dominante para a diversidade de espécies na natureza. Ele entrou na Royal Society e continuou a sua pesquisa, escrevendo uma série de livros sobre plantas e animais, incluindo a espécie humana, notavelmente "A descendência do Homem e Selecção em relação ao Sexo" e "A Expressão da Emoção em Homens e Animais".

Darwin foi estudar medicina na Universidade de Edimburgo. Contudo, sua aversão à brutalidade da cirurgia da época levou-o a negligenciar os seus estudos médicos. Na universidade, ele aprendeu taxidermia com John Edmonstone, um ex-escravo negro, que lhe contava muitas histórias interessantes sobre as florestas tropicais na América do Sul.

Inspirado pela narrativa de Alexander von Humboldt, ele planeou juntar-se a alguns colegas e visitar  Tenerife para estudar história natural dos trópicos. Henslow havia recomendado que Darwin fosse o acompanhante de Robert FitzRoy, capitão do barco inglês HMS Beagle, numa expedição de dois anos que deveria mapear a costa da América do Sul. Isto dar-lhe-ia a oportunidade de desenvolver a sua carreira como naturalista. Esta ia-se tornar uma expedição de quase cinco anos que teria um profundo impacto em muitas áreas da Ciência.

A viagem do Beagle durou quatro anos e nove meses, dois terços dos quais Darwin esteve em terra firme. Ele estudou uma rica variedade de características geológicas, fósseis, organismos vivos e conheceu muitas pessoas, entre nativos e colonos. Darwin coleccionou metodicamente um enorme número de espécies, muitos dos quais novos para a ciência. Isto estabeleceu a sua reputação como um naturalista e fez dele um dos precursores do campo da Ecologia. As suas anotações detalhadas mostravam seu dom para a teorização e formaram a base para seus trabalhos posteriores, fornecendo também visões sociais, políticas e antropológicas sobre as regiões que ele visitou.

Na Primavera de 1856, apesar de doente, Darwin iniciou o livro de três volumes intitulado "Seleção Natural" ("Natural Selection"). O anúncio inicial da teoria atraiu pouca atenção. Ela foi mencionada brevemente em algumas resenhas, mas para a maioria dos revisores era apenas mais uma entre muitas variações de pensamento evolutivo. Nos treze meses seguintes Darwin sofreu com sua saúde precária e fez um enorme esforço para escrever um resumo de seu "grande livro sobre espécies". Recebendo constante encorajamento de seus amigos cientistas, ele finalmente terminou o texto e Lyell cuidou para que o mesmo fosse publicado por John Murray. O livro recebeu o título "Sobre a origem das espécies por meio de seleção natural" (On the Origin of Species by Means of Natural Selection) e, quando foi colocado à venda em 22 de Novembro de 1859, esgotou o stock de 1250 cópias rapidamente. Naquela época, o termo "evolucionismo" implicava criação sem intervenção divina e, por isso, Darwin evitou usar as palavras "evolução" ou "evoluir", embora o livro terminasse anunciando que "um número incontável das mais belas e maravilhosas formas evoluíram e estão evoluindo". O livro só mencionava brevemente a ideia de que seres humanos também deveriam evoluir tal qual outros organismos. Darwin escreveu de forma propositadamente atenuada que "luz será lançada no tocante à origem do homem e sua história". 

O corpo científico da Igreja da Inglaterra, incluindo os antigos tutores de Darwin em Cambridge, Sedgwick e Henslow, reagiu contra o livro, embora ele tenha sido bem recebido por uma nova geração de jovens naturalistas. Muitas pessoas sentiam que a visão de Darwin da natureza acabava com a importante distinção entre homem e animais. O próprio Darwin não defendia suas ideias em público, embora ele lesse avidamente tudo sobre o debate. Ele encontrava-se frequentemente doente e apenas fazia comentários através de cartas e correspondência. Seu círculo central de amigos cientistas – Huxley, Hooker, Charles Lyell e Asa Gray – colocavam ativamente seu trabalho em discussão nos palcos científico e público, defendendo-o de seus muitos críticos e ajudando-o a ganhar o respeito que lhe valeu a medalha Copley da Royal Society em 1864. A teoria de Darwin também foi usada como base para vários movimentos da época e tornou-se parte da cultura popular. O livro foi traduzido para muitos idiomas e teve numerosas re-impressões. Tornou-se um texto científico acessível tanto para os novos e curiosos cidadãos da classe média como para os trabalhadores, e foi aclamado como o mais controverso e discutido livro científico de todos os tempos. 

Curiosidades

  • Em reconhecimento do seu trabalho, Darwin foi enterrado na Abadia de Westminster. Foi uma das cinco pessoas não ligadas à família real inglesa a ter um funeral de Estado no século XIX.
  • A repulsa de Darwin pela escravidão e outros abusos que ele viu em vários lugares, tais como o tratamento desumano dos nativos por colonos ingleses na Tasmânia, persuadiram-no de que não há justificação moral para maltratar outros homens baseado no conceito de raça. Ele passou então a acreditar que a humanidade não se encontrava tão distante dos outros animais como diziam seus amigos do clero.
  • Darwin fez uma lista com as colunas "Casar" e "Não casar". Entradas na coluna pró-casamento incluíam "companhia constante e um amigo na velhice... melhor que um cão de qualquer modo," enquanto listado entre as desvantagens estavam "menos dinheiro para livros" e "terrível perda de tempo". Os prós venceram. Em 11 de Novembro ele pediu Emma em casamento.
  • Em Dezembro de 1857, quando trabalhava em seu livro, Darwin recebeu uma carta de Wallace perguntando se ele se aprofundaria na questão das origens do homem. Darwin respondeu: "Eu acho que irei evitar completamente este assunto, uma vez que ele é rodeado de preconceitos, embora eu admita que este é o maior e mais interessante problema para um naturalista". Ele então encorajou Wallace a teorizar sobre o tema, dizendo "não há observações boas e originais sem especulação". Quando o seu manuscrito já alcançava 250 mil palavras, em Junho de 1858, Darwin recebeu de Wallace o artigo em que aquele descrevera o mecanismo evolutivo que concebera. Estes concordaram em fazer uma apresentação conjunta na Lynnean Society.





segunda-feira, 31 de agosto de 2015

GUIMARÃES - Cursos de Línguas << INSCRIÇÕES ABERTAS >>

Aprender não é só para crianças, por isso, temos disponíveis para os graúdos cursos de Francês, Inglês, Alemão, Espanhol, Italiano e Chinês. Tudo o que precisa de saber para internacionalizar o seu negócio, preparar as suas férias ou melhorar os serviços a turistas no seu estabelecimento.






Estão abertas inscrições para os curso de línguas que terão início em setembro 2015:
  • Inglês 11ª Edição | Iniciação & Intermédio | 50 horas | 245€
  • Alemão 10ª Edição | Iniciação & Intermédio | 50 horas | 245€
  • Francês 7ª Edição | Iniciação & Intermédio | 50 horas | 245€
  • Espanhol 6ª Edição | Iniciação & Intermédio | 50 horas | 245€
  • Italiano 3ª Edição | Iniciação & Intermédio | 50 horas | 245€
  • Chinês 2ª Edição | Iniciação | 80 horas | 345€ (O curso de Chinês tem uma duração alongada para permitir aos alunos aprenderem inicialmente alguns caracteres básicos e essenciais ao desenvolvimento da língua.)


Faça já a sua pré-inscrição gratuita e sem compromisso aqui  ==>PRÉ-INSCRIÇÃO<==

+INFORMAÇÕES

Após o preenchimento deste formulário de interesse receberá informações sobre os cursos e será contactado para uma primeira reunião para a abertura do curso sem qualquer compromisso. Nessa reunião serão definidos os horários e periodicidade, bem como os objetivos e níveis a atingir no final do curso. O custo de cada curso de 50 horas são 245€ + 35€ de taxa de inscrição e pode ser pago em 3 mensalidades. O curso de Chinês têm um custo diferente pela duração e especificidades das línguas.

O Ginásio da Educação DAVINCI de Guimarães tem os cursos de línguas acreditados pela DGERT e certificados pela BABELIUM - Escola de Línguas do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho. Os conteúdos dos cursos são organizados consoante o Quadro Europeu Comum de Referência para o Ensino de Línguas que permite o reconhecimento do curso em toda a União Europeia. O curso de Chinês é certificado pelo Instituto Confúcio da Universidade do Minho.

Com formadores credenciados e experientes no ensino de línguas, ministramos formação presencial à medida das suas necessidades para diferentes níveis: A-Iniciação, B-Experiente ou C-Proficiente.


Português para Estrangeiros | Portuguese for Foreigners If you are interested in learning about the Portuguese language and culture or if you need it for professional purposes, we have well trained and enthusiastic teachers who can help you. You can choose your schedule and the hours of training you need. Contact us to get a customized plan for you.

GUIMARÃES - Explicações Básico e Secundário << INSCRIÇÕES ABERTAS >>



No serviço de Explicações em grupo até 3 alunos, asseguramos um serviço de qualidade, proximidade com a família e um acompanhamento integral do aluno. Todos os nossos professores são licenciados na vertente de ensino da área que lecionam, além de que todos os nossos alunos recebem acompanhamento psicopedagógico no sentido de melhor organizarem o seu estudo e preparação para exames e testes.

O Gabinete de Intervenção Psicopedagógica (GIP), em cooperação com a equipa docente, aconselha e procura soluções mais ajustadas a cada aluno. Tem como objetivo ajudar o jovem a definir objetivos e os hábitos de estudo que o levem a alcançar as suas metas, adequando os métodos de estudo à sua personalidade, e desenvolvendo estratégias que o permitam potenciar a absorção de conhecimentos, de forma que os estudos sejam mais eficazes e permanentes.

As aulas decorrem em blocos de horas distribuídos pela semana nos horários definidos em pacotes mensais de 8, 12, 16, 20 ou mais horas. A nossa equipa docente assegura o acompanhamento de todas as disciplinas do ensino básico e secundário, bem como do ensino superior.

A Taxa de Inscrição Anual no valor de 25€ cobre as despesas de fotocópias e materiais pedagógicos, dá acesso ao Painel do Aluno online que permite acompanhar a sua evolução e avaliação, e uma consulta de Psicologia de acolhimento.



Pode consultar as condições das campanhas promocionais nestes links:


Para obter mais informações pode visitar as nossas instalações com recepção aberta das 10h-13h e das 14h-19h na Alameda dr. Alfredo Pimenta, 264 (junto ao Pingo Doce) ou pelos contactos:
253 088 028 | 93 440 82 39 | 91 628 76 27 | 91 617 73 68 | guimaraes@davinci.com.pt

GUIMARÃES - Estudo Orientado para a Autonomia para o Ensino Básico << INSCRIÇÕES ABERTAS >>


O Estudo Orientado para a Autonomia (EOA) funciona sobre a supervisão de uma professora experiente e qualificada que faz o acompanhamento pedagógico dos alunos, apoiada pela psicóloga representante do Gabinete de Intervenção Psicopedagógica (GIP). A equipa responsável pelo EOA é constituída por mais professores de diferentes áreas para que todas as diferentes áreas sejam responsavelmente cobertas e assegurado o melhor apoio extraescolar.

Neste serviço, são promovidos métodos e hábitos de estudo para que mais tarde os alunos consigam ser mais autónomos e organizados quer nas aulas, quer em casa, quer no estudo para testes e provas finais de avaliação. Trabalhamos com grupos pequenos até 7 alunos por professor, sendo o preço variável consoante o número de horas semanais do plano.

A evolução do aluno é monitorizada pelos professores e pelo GIP e, regularmente, é enviada aos Encarregados de Educação uma avaliação pela plataforma "Painel do Aluno".

Fazendo um acompanhamento a várias disciplinas, caso seja detetada alguma dificuldade no desempenho do aluno relativamente a uma área específica, este será proposto a explicações, como serviço complementar ao EOA, decorrendo em horário a estabelecer de forma individual ou em grupos até 3 alunos.

A Taxa de Inscrição Anual no valor de 40€ cobre as despesas de fotocópias e materiais pedagógicos, dá acesso ao Painel do Aluno online que permite acompanhar a sua evolução e avaliação, e uma consulta de Psicologia de acolhimento, bem como uma licença para a plataforma Escola Virtual da Porto Editora com acesso a todos os e-manuais e recursos didáticos interativos de todas as disciplinas.



Pode consultar as condições das campanhas promocionais nestes links:


Para obter mais informações pode visitar as nossas instalações com recepção aberta das 10h-13h e das 14h-19h na Alameda dr. Alfredo Pimenta, 264 (junto ao Pingo Doce) ou pelos contactos:
253 088 028 | 93 440 82 39 | 91 628 76 27 | 91 617 73 68 | guimaraes@davinci.com.pt

Pode preencher aqui pré-inscrição para receber mais informações.

domingo, 30 de agosto de 2015

GUIMARÃES - Promoção 8h+8h=20h

Parece-lhe que não sabemos fazer as contas?
Nada disso, é só a nossa nova campanha de início de ano letivo até ao final de setembro!

Na inscrição a 8h de explicação em grupo a duas disciplinas, oferecemos 4h mensais para utilizar numa disciplina à sua escolha.

Por exemplo: se se inscrever a 8h mensais de Matemática e a 8h mensais de Físico-Química, o DAVINCI oferece-lhe 4h mensais que poderá utilizar em Inglês.


Soa bem?

Então venha visitar o nosso espaço para melhor conhecer a nossa oferta de início de ano e usufruir de todas as campanhas até 30 setembro 2015.

NOTA: campanha válida apenas quando uma das disciplinas com 8h mensais é Português, Matemática ou Inglês.
Campanha não acumulável com outras campanhas, parcerias ou promoções e limitada à disponibilidade de horário e professores.



Para obter mais informações pode visitar as nossas instalações com recepção aberta das 10h-13h e das 14h-19h na Alameda dr. Alfredo Pimenta, 264 (junto ao Pingo Doce) ou pelos contactos:
253 088 028 | 93 440 82 39 | 91 628 76 27 | 91 617 73 68 | guimaraes@davinci.com.pt

GUIMARÃES - Campanha "Traz um amigo 50%+50% de desconto"



- 50% de desconto para o aluno DaVinci, 
a descontar na seguinte mensalidade

+

- 50% de desconto para o amigo, 
a descontar na 2ª mensalidade


No ato de inscrição no Ginásio da Educação DAVINCI todos os alunos recebem dois vales de 50% de desconto que poderá oferecer a dois familiares ou amigos. Este vale, ao ser apresentado na inscrição de um novo aluno, significará um desconto de 50% na segunda mensalidade de quem o apresentar, bem como um desconto de 50% na próxima mensalidade do aluno Davinciano.

Podem ser entregues mais vales sempre que solicitados na recepção.
Promoção válida até 31 de janeiro de 2016.

Clique aqui para conhecer o nosso serviço de Explicações para o Ensino Básico e Secundário.

Nota: As normas e condições desta campanha podem ser consultadas na receção. Campanha não acumulável com outras campanhas, parcerias ou promoções e limitada à disponibilidade de horário e professores.



Para obter mais informações pode visitar as nossas instalações com recepção aberta das 10h-13h e das 14h-19h na Alameda dr. Alfredo Pimenta, 264 (junto ao Pingo Doce) ou pelos contactos:
253 088 028 | 93 440 82 39 | 91 628 76 27 | 91 617 73 68 | guimaraes@davinci.com.pt