sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

GUIMARÃES - Professor do Mês - dezembro 2012

MIGUEL TEIBÃO




Formação: Licenciatura em Matemática - Área de Especialização em Ensino     

Idade: 29 anos

Disciplinas: Matemática

Percurso Profissional: Tendo já lecionado em Escolas Básicas e Secundárias, tem uma vasta experiência em formação de jovens e adultos. Grande experiência em centros de estudo e explicações particulares tendo já preparado com sucesso mais de 70 alunos para exames nacionais do ensino básico e secundário.


O que acha que deve ter um professor para ser especial?
Um professor deve ser competente pedagogicamente e cientificamente para poder equilibrar esta balança conseguindo dedicar-se aos alunos com mais dificuldades arranjando estratégias inovadoras, bem como conseguir não desmotivar os ótimos alunos fazendo com que consigam alcançar mais e melhores resultados com a complexidade de problemas.

Como é trabalhar no Ginásio da Educação DAVINCI? O que o torna diferente de outros centros de estudo?
Trabalhar no DAVINCI é fazer parte de uma equipa de profissionais que vão mais além do que os professores, passando pela psicóloga, animadores e terapeutas que em conjunto analisam individualmente a progressão do aluno e são submetidas alterações e estratégias para o seu plano de aprendizagem. Além disso no DAVINCI temos acesso a tecnologias como QI e o Painel do Aluno/professor, e uma vasta biblioteca de recursos pedagógicos para promover o sucesso escolar dos alunos. Essa é a nossa missão.

Que conselho daria a um aluno com dificuldades na sua disciplina?
Primeiro um aluno tem de compreender para que é que está a estudar Matemática pois esta estimula o raciocínio e dota-nos de capacidades e competências que vão muito além das aprendizagens dos conteúdos escolares, competências que nos serão muito úteis em toda a vida. Depois, um aluno tem de saber muito bem as bases essenciais de suporte para a matemática: fazer operações com números inteiros e fracionários positivos ou negativos, resolver equações, conceitos geométricos, Interpretação de gráficos e tabelas... Depois de conseguir trabalhar bem estes conceitos, é possível obter bons resultados com muito empenho e dedicação, resolvendo muitos exercícios e não lendo a matéria ou o caderno com exercícios resolvidos - Não é assim que se deve estudar matemática.

Se pudesse mudar alguma coisa no sistema de ensino o que seria?
A possibilidade de um aluno poder ter o seu próprio currículo explorando as áreas que tem mais interesse, sem que todos recebam a mesma formação e modelados  todos aos mesmos problemas. Nos dias tecnológicos de hoje, a diferença e imaginação/criatividade são essenciais para o sucesso. Se todos recebermos a mesma educação, todos vamos pensar da mesma forma e é mais difícil inovar e progredir.

Como acha que se poderá incentivar um aluno a estudar ou ter melhores resultados?
Mostrando-lhe que é capaz de fazer tudo o que quiser com perseverança e vontade própria. Motivando o aluno através do seu empenho e começando pelos conteúdos mais simples, construindo bem os alicerces para suportar conteúdos mais complexos e generalizáveis.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela sua participação.