segunda-feira, 6 de maio de 2013

GUIMARÃES - Terapia da Fala


Algumas crianças podem beneficiar do apoio de um terapeuta da fala, por apresentarem dificuldades de linguagem, articulação, voz, fluência ou na leitura-escrita. O terapeuta da fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, tratamento e estudo científico da comunicação humana e problemas relacionados, atuando na prevenção, avaliação e tratamento.
Muitas vezes essas dificuldades podem ser desvalorizadas ou, em certos casos, tidos como normais pelos pais, sobretudo quando a criança se encontra em idade pré-escolar.

É por este motivo que iniciámos um programa de rastreios de comunicação e linguagem gratuitos em vários Jardins de Infância do concelho de Guimarães, em parceria com o Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, de forma a detetar possíveis casos em que será necessário fazer uma avaliação mais aprofundada ou intervenção em problemas desta natureza.



De forma a ajudar os adultos a perceber o que deve ser tido em conta no desenvolvimento normal da criança apresentamos algumas situações que ocorrendo, devem levar à sinalização da mesma junto do profissional de terapia da fala, para uma avaliação mais cuidada:

Tem 2 anos e não fala?
Não percebe o que lhe é dito?
Não diz apenas um ou alguns sons/letras?
Troca um som/letra por outro, ao falar, ler ou escrever?
Apresenta dificuldades ao ler e escrever?
Fala pelo nariz?
Tem mais de 4 anos e gagueja?

Na escola é “gozada” por causa da fala?
Grita muito e fica rouca com frequência?
Há necessidade de falar com a criança de um modo especial, de adaptar o discurso? 

A solução pode passar por uma intervenção precoce, a prevenção é o melhor remédio.
Se tiver alguma dúvida relativamente a esta ou outra problemática não hesite em contactar-nos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela sua participação.