quinta-feira, 24 de setembro de 2015

GUIMARÃES :: Albert Einstein [1879 – 1955]

Albert Einstein foi um físico alemão, eleito em 2009 como o mais memorável físico de todos os tempos. É conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. Recebeu o Nobel de Física em 1921, pela correcta explicação do efeito fotoeléctrico e o seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atómica, apesar de não prever tal possibilidade.

Albert Einstein nasceu no seio de uma família judaica, contudo, a sua educação não foi religiosa pois o pai considerava os rituais judeus superstições antiquadas. 

Na escola, era um aluno brilhante, apesar de solitário. As outras crianças chamam-lhe "Bruder Langweil" (irmão tédio) e "Biedermann" (mesquinho). Aos cinco anos de idade, Einstein recebe instrução de uma professora em casa. Esta termina quando Einstein, aborrecido, atira uma cadeira sobre sua professora. Prosseguiu os seus estudos superiores na ETH Zürich, onde mais tarde foi docente. Pede então a naturalização suíça, que receberia a 21 de Fevereiro de 1901. Pouco tempo depois concluiu o seu doutoramento.

O primeiro artigo de 1905 propôs a ideia dos "quanta de luz" (os actuais fotões) e mostrou como é que poderiam ser utilizados para explicar fenómenos como o efeito fotoeléctrico. Em 1921, quando recebeu o prémio Nobel pelo seu trabalho sobre o efeito fotoeléctrico, a maior parte dos físicos ainda pensava que as equações estavam correctas, mas que a ideia de quanta de luz seria impossível.

Em 1914, pouco antes do início da Primeira Guerra Mundial, Einstein instalou-se em Berlim onde foi nomeado director do Instituto Kaiser Wilhelm de Física (1917 - 1933), e professor da Universidade de Berlim.

Em Novembro de 1915, Einstein apresentou perante a Academia de Ciências da Prússia uma série de conferências onde apresentou a sua teoria da relatividade geral sob o título "As equações de campo da gravitação." A conferência final culminou com a apresentação de uma equação que substituiu a lei da gravitação de Isaac Newton. Esta teoria considera que todos os observadores são equivalentes, e não só aqueles que se movem a velocidade uniforme. Na relatividade geral, a gravidade não é uma força (como na segunda lei de Newton) mas uma consequência da curvatura do espaço-tempo. A teoria serviu de base para o estudo da cosmologia e deu aos cientistas ferramentas para entenderem características do universo que só foram descobertas bem depois da morte de Einstein.

O seu pacifismo e a sua origem judaica tornaram-no impopular entre os nacionalistas alemães. Em 1920, durante uma das suas aulas em Berlim, há um incidente com manifestações anti-semitas, o que levou Einstein a deter-se com mais atenção aos factos que então ocorriam na Alemanha. Em 1933, Adolf Hitler chega ao poder na Alemanha. Einstein, judeu, encontra-se agora em perigo. É avisado por amigos de que há planos para o seu assassinato e é aconselhado a fugir. A 7 de Outubro de 1933, Einstein parte do porto de Southampton num navio para os Estados Unidos, o seu novo lar. Nunca voltaria a viver na Europa. 

Em 1932 aceitou uma posição no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Princeton, Nova Jersey como professor de física teórica e em 1933 com a subida dos Nazis decidiu viver permanentemente aí. Em 1941 tem início o Projecto Manhattan (o desenvolvimento de uma bomba atómica). Em 1945, Einstein reforma-se da carreira universitária. 

Morreu em 18 de Abril de 1955, aos 76 anos, em consequência de um aneurisma. 

Curiosidades:

- A 1 de Outubro de 1885, Einstein começa a frequentar uma escola primária Volksschule, escola católica em Munique. Os pais de Einstein, por não serem judeus praticantes, não se importaram que o filho frequentasse inclusive a catequese. Curiosamente Einstein desenvolve sozinho uma forte fé judaica e passa a cumprir os rituais judeus incluindo o Shabat e a comida kosher. Durante esses anos obteve as mais altas notas em latim e em matemática. Mas em consequência dos seus estudos sobre ciência, Einstein abandona completamente a fé judaica aos doze anos.

- Einstein era profundamente pacifista, tendo intervindo diversas vezes a favor da paz no mundo e do abandono das armas nucleares. 

- Einstein era também um sionista cultural convicto, tendo em diversas ocasiões defendido o desenvolvimento do Estado Judaico na Palestina. Sendo anti-nacionalista e pacifista, esteve no entanto contra alguns dos acontecimentos que levaram ao nascimento do Estado Judaico. Einstein acreditava que o estado de Israel deveria acolher judeus e palestinos de modo pacífico, num modelo semelhante ao do estado suíço.

- Ao longo da sua vida tocar violino, e em particular as sonatas de Mozart, tornou-se uma das suas actividades preferidas.

- O seu corpo foi cremado mas seu cérebro foi doado ao cientista Thomas Harvey, patologista do Hospital de Princeton. O cérebro de Einstein pesava 1230 g, enquanto a média para homens é de 1400g. Seu volume também era menor, estava quatro centímetros abaixo da média. Essa diminuição de peso e volume pode estar relacionada com a idade com que o cientista morreu: 76 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela sua participação.