sexta-feira, 2 de outubro de 2015

GUIMARÃES :: Galileu Galileu [1564 - 1642]

Galileu Galilei nasceu em Pisa a 15 de Fevereiro de 1564, e foi um físico, matemático, astrónomo e filósofo italiano, e foi também uma personalidade fundamental na revolução científica. Desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia. Também melhorou significativamente o telescópio refractor e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno e as estrelas da Via Láctea. O método empírico defendido por Galileu constitui um corte com o método aristotélico mais abstracto utilizado na época e devido a isso Galileu é considerado o “pai da ciência moderna”. 

Foi o filho mais velho de sete irmãos e sempre foi um excelente aluno. Chegada
a altura de ingressar na Universidade, o seu pai inscreveu-o na Universidade de Pisa para estudar medicina. Dois anos depois, Galileu desistiu e decidiu estudar matemática. Seu pai tampouco desejava que seu filho estudasse matemática e então Galileu abandonou a universidade sem obter o título, e foi para Florença. Aqui deu aulas particulares e continuou os seus estudos de matemática, mecânica e hidrostática. 

Em 1588 foi nomeado para a cátedra de matemática na Universidade de Pisa, onde passou os “18 anos mais felizes da sua vida”, e foi aqui que realizou as suas famosas experiências de queda de corpos em planos inclinados. Foi o primeiro a fazer uso científico do telescópio, e assim fez enormes descobertas astronómicas que escreveu no tratado “Siderus Nuncius”. Este tratado foi tão reconhecido como polémico, tendo imensos estudiosos a recusar as suas descobertas. 

Em 1611 foi convocado a Roma para apresentar as suas descobertas aos Colégio Romano dos jesuítas onde se encontrava o futuro Papa Urbano VIII, que reconhe as suas descobertas. 

Entre 1613 e 1615, escreveu as famosas cartas. Nestas cartas, Galileu descreveu as suas ideias inovadoras, que geraram muito escândalo nos meios conservadores, e que circularam apesar de nunca terem sido publicadas. As passagens mais polémicas são aquelas em que transcreve alguns passos da Bíblia que deviam ser interpretados à luz do sistema heliocêntrico, para o qual Galileu não tinha ainda provas científicas conclusivas. E este começou a ser o princípio de um problema futuro. 

Em 1616, a Inquisição pronunciou-se sobre a Teoria Heliocêntrica declarando que a afirmação de que o Sol é o centro imóvel do Universo era herética e que a de que a terra se move estava "teologicamente" errada, contudo nada fora pronunciado a nível científico. Galileu teve assim a oportunidade de defender as suas ideias perante o Tribunal do Santo Ofício dirigido por Roberto Bellarmino, que decidiu não haver provas suficientes para concluir que a Terra se movia e que por isso admoestou Galileu a abandonar a defesa da teoria heliocêntrica excepto como ferramenta matemática conveniente para descrever o movimento dos corpos celestes. Tendo Galileu persistido em ir mais longe nas suas ideias, foi então proibido de divulgá-las ou ensiná-las. 

Galileu era cristão fervoroso, mas tinha um temperamento conflituoso e viveu numa época atribulada na qual a Igreja Católica endurecia a sua vigilância sobre a doutrina para fazer frente às derrotas que sofria pela Reforma Protestante. O Papa sentiu que a aceitação do modelo heliocêntrico como ferramenta matemática tinha sido ultrapassada e convocou Galileu a Roma para ser julgado, apesar de este se encontrar bastante doente. Após um julgamento longo e atribulado foi condenado a abjurar publicamente as suas ideias e à prisão por tempo indefinido. Os livros de Galileu foram incluídos no Index, censurados e proibidos, mas foram publicados nos Países Baixos, onde o protestantismo tinha já substituído o catolicismo, o que havia tornado a região livre da censura do Santo Ofício. Galileu havia escolhido precisamente a Holanda para executar uma experiência com o telescópio que anteriormente construíra. Galileu consegue comutar a pena de prisão a confinamento, primeiro no palácio do embaixador do Grão-duque da Toscana em Roma, depois na casa do arcebispo Piccolomini em Siena e mais tarde na sua própria casa de campo em Arcetri. 

Galileo Galilei, morre em Arcetri em 1642, rodeado pela sua filha Maria Celeste e os seus discípulos. 


Curiosidades: 

- Em Pádua conquistou reputação internacional e suas aulas eram frequentadas por até mil alunos. 

- Reza a lenda que, ao sair do tribunal após sua condenação, disse uma frase célebre: "Eppur si muove!", ou seja, "contudo, ela se move", referindo-se à Terra.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela sua participação.