segunda-feira, 26 de outubro de 2015

GUIMARÃES :: Antoine Laurent de Lavoisier [1743-1794]

"Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."
Lavoisier


Lavoisier nasceu em Paris em 1743 e foi considerado o criador da química moderna. Foi o primeiro cientista a enunciar o princípio da conservação da matéria. Também identificou e baptizou o oxigénio e participou na reforma da nomenclatura química.

Foi Lavoisier quem descobriu que a água é composta, formada por dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio: H2O. Na época ainda era aceite a teoria de Tales de Mileto, que afirmava que a água era um dos quatro elementos terrestres primordiais, a partir da qual outros materiais eram formados.

Em 1771 casa-se com uma jovem aristocrata que se tornou uma dos seus mais importantes colaboradores, não só devido ao seu conhecimento de línguas (especialmente o inglês e o latim), mas também pela sua capacidade ilustradora. Marie-Anne foi responsável pela tradução, para francês, de obras científicas escritas em inglês e em latim, fazendo ilustrações de algumas das experiências mais significativas feitas por Lavoisier.

Em 1768 Lavoisier adquiriu uma participação na Ferme Général, o sistema de impostos utilizado na altura em França para a taxação de impostos. A Ferme Général não era um sistema muito popular na época, principalmente entre aqueles que tinham de pagar os impostos. Embora Lavoisier se tenha retirado desse sistema, a sua ligação à Ferme Général foi utilizada como desculpa para o condenar à morte.

Em 17 de Setembro de 1793 foi instituída a Lei dos Suspeitos, que permitiu a criação de tribunais revolucionários para julgar possíveis traidores e punir os culpados com a pena de morte. Três dias depois, Lavoisier recebeu um mandato que permitiu o confisco e a selagem dos seus documentos. Mais tarde, os documentos foram de novo entregues a Lavoisier, dando-lhe um falso sentimento de segurança.

Lavoisier foi guilhotinado após um julgamento sumário em 8 de Maio de 1794. Joseph-Louis de Lagrange, um importante matemático, contemporâneo de Lavoisier disse: "Não bastará um século para produzir uma cabeça igual à que se fez cair num segundo".


Curiosidades

Lavoisier não descobriu exatamente o oxigénio. Este gás foi descoberto independentemente por dois químicos. Um deles visitou Paris e conversou com Lavoisier sobre as suas experiências. Este fato permitiu a Lavoisier refazer as experiências e reformulá-las. Dessa forma, Lavoisier ficou a compreender melhor as características do novo gás. E ainda confirmou que a combustão e a calcinação correspondem à combinação do oxigénio com outros materiais (materiais orgânicos na combustão e metais na calcinação).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela sua participação.