terça-feira, 24 de novembro de 2015

GUIMARÃES :: Leonardo da Vinci [1452 - 1519]


“Ele foi um homem que acordou cedo demais na escuridão, enquanto os outros continuavam a dormir”

Sigmund Freud


Leonardo da Vinci nasceu em Anchiano, Itália, a 15 de Abril de 1452 e foi uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, engenheiro, matemático, inventor, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico e é, por isso, o arquétipo do homem do Renascimento.

A sua infância, como filho ilegítimo de um notário e uma camponesa, foi passada num ambiente bucólico ao ar livre, que mais tarde se traduziu num Leonardo muito ligado à Natureza, tendo inclusive comportamentos como a compra de pássaros engaiolados para os libertar, e a dieta vegetariana.

Com dezassete anos, passou a ser aprendiz de um dos mais bem sucedidos artistas de seu tempo, Verrochio. Após anos passados em ateliers em Florença e Milão, trabalhando para diferentes mecenas, Leonardo é convidado por Giulano de Medici para viajar para Roma. Aqui residiu até 1516 no Vaticano, altura em que foi acusado e punido pelo papado devido aos seus estudos anatómicos, sendo proibido de os continuar por possíveis irregularidades sacrílegas. Também deste período datam as suas últimas pinturas, altura em que o avanço de um problema de articulação numa das mãos o faz perder as forças aos poucos. As suas últimas pinturas são “São João Baptista” e “Leda e o Cisne ”.

Falando de Leonardo como pintor, apenas quinze das suas pinturas sobreviveram até hoje, e tal deve-se às suas constantes experiências com novas técnicas – frequentemente desastrosas – ou a sua procrastinação crónica. Mas os seus talentos estendiam-se à engenhosidade tecnológica, e deixou para trás inúmeras ideias como um protótipo de helicópetro, um tanque de guerra ou mesmo o uso de energia solar.

Leonardo morreu em 2 de Maio de 1519 em Clos Lucé, deixando para trás milhares de páginas escritas com as suas ideias demasiado à frente do seu tempo.


Curiosidades

- Um estudo realizado em 1926 revelou que o seu QI seria de 180. 

- Ao mesmo tempo que pintava Mona Lisa, Leonardo procurava que tivesse alguém a cantar ou a tocar algum instrumento. Desta forma, a modelo foi mantendo o bom humor e não adoptava um aspecto triste, cansado.

- Leonardo escrevia os seus cadernos de forma invertida, mais por questões práticas do que por secretismo – era canhoto, e é possível que lhe fosse mais fácil escrever da direita para a esquerda.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela sua participação.