terça-feira, 17 de novembro de 2015

GUIMARÃES :: Thomas Edison [1847-1931]

Thomas Alva Edison foi um inventor e empresário norte-americano que desenvolveu muitos dispositivos de grande interesse industrial, tendo sido um dos primeiros inventores a aplicar os princípios da produção maciça ao processo de produção. É reconhecido como o maior inventor de todos os tempos, tendo registado 2.332 patentes. Entre estes projectos encontra-se o fonógrafo, o cinematógrafo, o gramofone, a lâmpada eléctrica incandescente, melhorias no telefone e na máquina de escrever bem como experiências na área alimentar com o empacotamento a vácuo de alimentos. Pode-se de dizer que nos trouxe da Era do Vapor para a Era da Electricidade. 

Edison nasceu numa família de classe média em Ohio a 11 de Fevereiro de 1847, o mais novo de sete irmãos. Na escola, o professor acusava-o de ser demasiado irrequieto, de fazer demasiadas perguntas e de ter dificuldades de aprendizagem. Três meses depois Thomas abandona a escola e nunca mais a frequenta. A sua educação fica a cargo da mãe e Thomas aprende o que mais lhe interessa, devorando os livros da mãe – também ela professora - com temas sobre ciência e acaba por montar um laboratório de química no sótão.

A sua vida profissional é pontuada por pequenos acidentes como o vagão do comboio que explode ou o gabinete onde era telegrafista que tem o mesmo fim, tudo porque Thomas não dispensava a companhia de instrumentos e experiências.

Regista o seu primeiro invento, uma máquina de votar que não chamou a atenção de ninguém, aos 21 anos. Confiante no seu talento, muda-se para Nova Iorque para se estabelecer como inventor independente. Depois de dois anos esfomeado e sem dinheiro, Edison inventa um indicador automático de cotações da bolsa de valores que vende por 40 mil dólares.

Em 1888 funda a Edison General Electric, um dos maiores aglomerados industriais do planeta. Fabrica todos os tipos de dispositivos eléctricos, como geradores, motores, com uma média de uma nova invenção a cada cinco dias. Durante a I GGM a empresa entra no campo da metalurgia naval e produz novas máquinas para os navios.

Thomas Alva Edison morreu a 18 de Outubro de 1931.




Curiosidades:


- Edison foi ardina no comboio que faz a ligação entre Port Huron e Detroit. Vendia jornais, sandes, doces e frutas dentro dos comboios. Sobrava tempo para leituras e para experiências no laboratório que, sorrateiramente, Edison instalou num dos vagões e certa vez, o vagão ardeu fogo devido às experiências que lá fizera. 

- No Natal de 1871, casou-se com uma jovem de 16 anos, Mary Stilwell, uma de suas empregadas, que era furadora de fitas telegráficas. Ele pediu-a em casamento batendo uma moeda em código morse.

- A maioria dos seus inventos não é completamente original, mas as patentes compradas por Edison foram melhoradas e desenvolvidas pelos seus empregados. Edison tem sido criticado por não partilhar os seus créditos.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela sua participação.