Formação: Licenciatura em Matemática - Área de
Especialização em Ensino
Idade: 29 anos
Disciplinas: Matemática
Percurso Profissional: Tendo já lecionado em Escolas
Básicas e Secundárias, tem uma vasta experiência em formação de jovens e
adultos. Grande experiência em centros de estudo e explicações particulares
tendo já preparado com sucesso mais de 70 alunos para exames nacionais do
ensino básico e secundário.
O que acha que deve ter um professor para ser especial?
Um professor deve ser competente pedagogicamente e
cientificamente para poder equilibrar esta balança conseguindo dedicar-se aos
alunos com mais dificuldades arranjando estratégias inovadoras, bem como
conseguir não desmotivar os ótimos alunos fazendo com que consigam alcançar
mais e melhores resultados com a complexidade de problemas.
Como é trabalhar no Ginásio da Educação DAVINCI? O que o
torna diferente de outros centros de estudo?
Trabalhar no DAVINCI é fazer parte de uma equipa de
profissionais que vão mais além do que os professores, passando pela psicóloga,
animadores e terapeutas que em conjunto analisam individualmente a progressão
do aluno e são submetidas alterações e estratégias para o seu plano de
aprendizagem. Além disso no DAVINCI temos acesso a tecnologias como QI e o
Painel do Aluno/professor, e uma vasta biblioteca de recursos
pedagógicos para promover o sucesso escolar dos alunos. Essa é a nossa missão.
Que conselho daria a um aluno com dificuldades na sua
disciplina?
Primeiro um aluno tem de compreender para que é que está a
estudar Matemática pois esta estimula o raciocínio e dota-nos de capacidades e
competências que vão muito além das aprendizagens dos conteúdos escolares,
competências que nos serão muito úteis em toda a vida. Depois, um aluno tem de
saber muito bem as bases essenciais de suporte para a matemática: fazer
operações com números inteiros e fracionários positivos ou negativos, resolver
equações, conceitos geométricos, Interpretação de gráficos e tabelas... Depois
de conseguir trabalhar bem estes conceitos, é possível obter bons resultados
com muito empenho e dedicação, resolvendo muitos exercícios e não lendo a
matéria ou o caderno com exercícios resolvidos - Não é assim que se deve estudar
matemática.
Se pudesse mudar alguma coisa no sistema de ensino o que
seria?
A possibilidade de um aluno poder ter o seu próprio
currículo explorando as áreas que tem mais interesse, sem que todos recebam a
mesma formação e modelados todos aos
mesmos problemas. Nos dias tecnológicos de hoje, a diferença e
imaginação/criatividade são essenciais para o sucesso. Se todos recebermos a
mesma educação, todos vamos pensar da mesma forma e é mais difícil inovar e
progredir.
Como acha que se poderá incentivar um aluno a estudar ou ter
melhores resultados?
Mostrando-lhe que é capaz de fazer tudo o que quiser com
perseverança e vontade própria. Motivando o aluno através do seu empenho e
começando pelos conteúdos mais simples, construindo bem os alicerces para
suportar conteúdos mais complexos e generalizáveis.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pela sua participação.